sábado, 19 de novembro de 2011

Navegador: RockMelt



RockMelt
A empresa criadora do famoso Netscape tenta escrever seu nome na história da internet mais uma vez, agora com o RockMelt. Trata-se de um navegador criado especialmente para quem não consegue ficar longe das redes sociais, a nova sensação da rede mundial de computadores.
Interface do RockMelt
Com maior foco no Facebook, o objetivo dos criadores do RockMelt é permitir que seus usuários fiquem conectados aos perfil de várias redes sociais sem que seja necessário instalar vários complementos no browser. Embora ainda esteja na versão Beta, o navegador já mostra que veio para ficar e traz qualidade, uma vez que usa a engine Chromium 11.


Facebook na veia!


A grande novidade na nova atualização do RockMelt é a parceria cada vez mais forte com o Facebook. Não é à toa, portanto, que todas as mudanças mais marcantes referem-se à integração com a rede social, deixando o acesso às informações muito mais confortável e interessante.
Essa parceria é traduzida para a interface do navegador com as "edges" (barras de amigos e aplicativos nas laterais da janela) ainda mais personalizáveis. Agora você pode acessar o chat do Facebook com apenas um clique, organizar os contatos, marcá-los como favoritos e usar a rolagem embutida.
Edges nas laterais da tela
Basta pousar o cursor no rosto do seu amigo para ver as informações do perfil. Clicando na foto, você abre não apenas as últimas conversas via chat, mas também o que foi enviado no campo de mensagens do Facebook. Além disso, visualizar os nomes dos contatos se tornou mais simples, já que a barra agora é expansível.
O RockMelt traz um botão especial para você acessar o navegador, porém, sem mostrar aos amigos do Facebook que está conectado. Basta selecionar o sino da lateral superior direita para que ninguém saiba que você está na frente do computador.
Atualizações dos amigos
Com a parceria, o Facebook consegue detectar que o navegador usado é o RockMelt. Portanto, ele permite que todas as atualizações estejam embutidas, facilitando a visualização. Para completar, você pode adicionar novos contatos e visualizar notificações na parte superior da tela, que conta com os ícones já conhecidos da página da rede social.


Interface em português


O RockMelt permite que você altere a linguagem de sua interface para o português, porém essa opção está um pouco escondida em suas configurações. Para acessá-la, abra RockMelt > Options > Under the Hood > Web Content > Languages and spell-checker settings... > Add.
Coloque o RockMelt em português
A seguir, selecione “Português (Brasil)”, clique em “Display RockMelt in this language” e reinicie o navegador para que as alterações tenham efeito. Apesar de deixar boa parte do conteúdo em português, a modificação não é completa, já que algumas opções (como o botão "share") continuam no idioma original.


Novas apps


Os desenvolvedores do RockMelt não perderam tempo e lançaram alguns apps novos para o navegador. Além do suporte às redes sociais mais famosas no momento, o browser agora facilita o acesso aos vídeos do YouTube.
Na barra de apps, exibida no canto direito da tela, o usuário pode realizar buscas e assistir a vídeos diretamente do portal de vídeos mais famoso da internet. Embora não seja possível utilizar as demais ferramentas do navegador enquanto um vídeo está sendo executado, a ideia da nova fucionalidade do RockMelt é muito boa, e facilita bastante a vida do usuário.
YouTube no RockMelt
A assinatura do RSS dos sites ficou ainda mais fácil com a nova funcionalidade exibida pelo navegador. Agora basta o usuário clicar no botão para adicionar uma nova app à barra lateral do browser para que os sites visitados recentemente sejam listados. Em seguida, é só ativar a estrela exibida ao lado do portal e pronto, você já pode visualizar as atualizações de maneira mais prática. 


Utilização


Ao executar o RockMelt pela primeira vez, um pequeno tutorial é exibido na tela, o qual explica de maneira rápida e simples a interface do aplicativo. Do lado direito da janela é exibida uma lista com seus amigos do Facebook.  Você pode conversar com aqueles que estão online, basta clicar sobre o avatar deles.
Chat do Facebook
Já o lado esquerdo da tela reúne ferramentas para integrar sua conta do Twitter ao RockMelt, além de possuir um leitor RSS e exibir as atualizações do Facebook. No caso do Twitter, a ferramenta facilita a visualização não apenas da timeline, mas também das mensagens individuais e privadas enviadas por aqueles que seguem você.


Compartilhe!


Ao lado da barra de endereços do RockMelt, é possível visualizar o botão “Share”. A função dele é, basicamente, facilitar o compartilhamento de URLs entre os usuários. Clicando nele, o usuário pode enviar para o Facebook e para o Twitter o link da página que está visitando.
Compartilhe links com seus amigos


Busca melhorada


Uma característica que chama bastante a atenção é a forma com a qual o RockMelt exibe o resultado das pesquisas realizadas no Google, mecanismo de busca padrão do aplicativo. Em vez de abrir uma nova aba, o programa exibe uma espécie de janela de popup, a qual mostra os resultados.
Resultados do Google exibidos em um pop-up
Ao lado de cada site de busca é possível encontrar um botão “+”, que pode ser utilizado para abrir uma nova aba e exibir o conteúdo do link. Tudo isso foi feito com o intuito de facilitar a vida dos usuários e tornar o uso do navegador mais simples e rápido.



Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/rockmelt.htm#ixzz1eCWv6QNd

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management